O capitalismo brasileiro que nos não conhecemos

Ha um tempo atras ouviu-se falar muito do Eike Batista, investidor brasileiro, que pretendia se tornar o homem mais rico do mundo. Enquanto o dono da EBX fazia muita propaganda, especulava muito e produzia pouco, o trio brasileiro da 3G, capitaneado pelos sócios fundadores Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcell Teles compravam grandes empresas.

A lista de compras do trio, que começou com a Brahma hoje tem a Budweiser, Burger King e Ambev no seu portfolio de marcas. A formula utilizada pelo grupo não e` secreta e basicamente consiste na compra de empresas grandes seguida de um choque de gestão onde os gastos são cortados, os salários e benefícios dos grandes executivos despencam, os fornecedores são exprimidos e quem não se alinha sai.

Apesar do trio não ser conhecido pelo grande publico, eles tem inclusive um livro, chamado Sonho Grande que conta a trajetória dos capitalistas. O nome do livro vem de uma frase bastante conhecida do JP Lemann que diz: “para sonhar grande voce gasta a mesma energia que sonhar pequeno” e neste livro e relatado o maior sonho deles: comprar a Coca-cola. O que antes era somente um sonho megalomaníaco começa a tomar forma

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s